top of page
Buscar

Você sabe quem foi Geraldo Luciano?

  • Foto do escritor: Wagner Luciano
    Wagner Luciano
  • 9 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de out. de 2023

Geraldo Luciano de Oliveira nasceu em Formigas, Minas Gerais, na data de 05/12/1908. Oriundo de uma família humilde, Geraldo precisou sair cedo de casa para trabalhar e ajudar nas despesas familiares, o que acabou prejudicando seus estudos. Contudo, ele superou as adversidades e se tornou autodidata. Geraldo casou-se com Stela Alves de Oliveira em 1929, com quem teve cinco filhos.


Geraldo trabalhou por algum tempo na construção da estrada de ferro em Formigas, o que eventualmente lhe causou uma lesão cardíaca que o obrigou a se aposentar por invalidez aos poucos anos de idade. Em busca de melhores condições de vida, ele se mudou para Belo Horizonte, onde trabalhou como pedreiro no Colégio da Imaculada.


No ano de 1962, Geraldo se estabeleceu em São Joaquim, bairro que havia sido recém-fundado e que, à época, contava com poucas casas feitas de sapé. Ele construiu sua própria casa com recursos escassos e, mesmo com a saúde debilitada, carregava todo o material de construção e ferramentas do bairro Jardim Montanhês até São Joaquim. Aos poucos, ele se tornou um líder comunitário, lutando por melhorias para a região e tornando-se o primeiro representante político do bairro ao lado de outros moradores como o Senhor Moacir e o Senhor Assis.


Graças a seu empenho, Geraldo conseguiu conquistar diversas melhorias para São Joaquim, desde a abertura de ruas até a instalação de iluminação elétrica e a criação da primeira linha de ônibus. Os avanços conquistados impulsionaram o desenvolvimento de toda a região da Ressaca. Seu nome passou a circular entre políticos influentes da época, que frequentavam suas reuniões sociais.

Geraldo foi um verdadeiro líder e seu trabalho foi fundamental para que a população da região pudesse ter uma vida mais digna.


Geraldo faleceu no ano de 1991, aos 82 anos, deixando um importante legado. Ele foi um exemplo de generosidade, coragem e luta pelos direitos de sua comunidade. Sua memória vive e deve ser lembrada por todos como um verdadeiro herói da região da Ressaca. E para dar continuidade ao seu legado que foi desenvolvido um projeto social voltado para políticas de bem-estar com seu nome, visto que as novas demandas sociais requerem um olhar mais abrangentes para questões como neurodiversidades, redução das desigualdades sociais através de atividades capacitantes que equipara crianças e jovens de contextos desfavoráveis e a promoção da cultura e do lazer, projeto esse idealizado pelo multi-instrumentista Wagner Luciano de Oliveira, o "Centro de Desenvolvimento Social Geraldo Luciano".














 
 
 

Comments


© 2022 - Desenvolvido por Wagner Luciano

  • Instagram
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page